156 Acesso àInformação

Onde Investir

Terceira capital mais visitada para negócios, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo dados do Ministério do Turismo de 2016, Curitiba está localizada estrategicamente em um ambiente propício a abrigar grandes negócios. É um município que sempre se antecipou às demandas futuras e direcionou políticas de planejamento tendo o homem como centro das atenções. Desde a década de 1970, o planejamento urbano foi capaz de fazer da cidade um modelo de gestão urbana, de transporte coletivo e de preservação do meio ambiente.

O município agrega fatores importantes para qualquer investidor: possui política urbana, mobilidade, conectividade, infraestrutura, logística e disponibilidade de energia. Entre as facilidades oferecidas estão rodovias, aeroportos e a proximidade com os portos de Paranaguá e Antonina, localizados no Paraná, e de Itapoá, Navegantes e São Francisco, em Santa Catarina. A mão de obra qualificada formada em 66 instituições de ensino superior também torna a cidade atrativa para novos investimentos.

onde-investir-turismo-video
Prêmios

A capital paranaense já recebeu inúmeros prêmios internacionais e é considerada referência como cidade. Em 2014, foi agraciada pelo Prêmio Hermès de Inovação 2014.
A premiação europeia reconhece empresas, organizações e cidades que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. Curitiba venceu na categoria “Inovação, Sustentabilidade e Qualidade de Vida”.

Relação de cidades premiadas desde a criação da modalidade Inovação em 2009

2010 – Helsinque (Finlândia)
2011 – Barcelona (Espanha)
2012 – Copenhague (Dinamarca)
2013 – Viena (Áustria)
2014 – Curitiba (Paraná – Brasil)
2015 – Tianjin (China)
2017 – Quioto (Japão)

Outro prêmio recebido pelo município foi o Connected Smart Cities 2015, concedido pela revista Exame e pela consultoria Urban Systems. O prêmio é um reconhecimento às cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento, de acordo com seus projetos urbanos sustentáveis, que utilizam novas tecnologias e inovação. Curitiba foi escolhida com a melhor governança, por um estudo que envolveu 700 cidades brasileiras. Na classificação geral, Curitiba ficou em quinto lugar, considerando 11 indicadores utilizados para definir as cidades mais inteligentes: Segurança, Economia, Energia, Governança, Empreendedorismo, Mobilidade, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Urbanismo.

Em 2018, Curitiba desbancou São Paulo como a cidade mais inteligente do país, segundo o ranking Smart Cities. “Desde o início da minha gestão, em 2017, a capital paranaense vem recuperando sua capacidade de inovar e ser novamente referência nacional também na gestão pública. O município tem o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos curitibanos com uma gestão moderna e inteligente. Dessa forma, a prefeitura vem incentivando e fomentando esse ambiente de inovação da cidade com o Vale do Pinhão, o movimento de todas as áreas da prefeitura e do próprio ecossistema da capital para tornar a cidade a mais inteligente do país. O Vale do Pinhão é focado em cinco pilares: educação e empreendedorismo, ações integradas de incentivo à tecnologia, revitalização de regiões com emprego e renda, fomento (incentivos) e integração e articulação”, afirmou o prefeito Rafael Greca, durante a entrega da premiação.