Transportes
A cidade está a 400 km de São Paulo, a 700 km de Porto Alegre, a 800 km do Rio de Janeiro e a mil km de Belo Horizonte, principais centros consumidores do país.
A malha ferroviária interliga Curitiba com os principais polos regionais do Estado, com os portos de Paranaguá e Antonina e com os estados de São Paulo e Santa Catarina. Possui uma extensão total de 2,4 mil km, distribuídos entre a Rumo Malha Sul e a Ferrovia Paraná Oeste.
A proximidade de portos contribui para tornar Curitiba ainda mais atrativa em relação à sua logística e infraestrutura, pois representa redução de custos para a atividade produtiva, principalmente para as empresas que dependem de transporte marítimo para adquirir insumos ou para distribuir seus produtos.
A capital paranaense está localizada a apenas 100 km de distância dos portos de Paranaguá e Antonina, a 130 km de Itapoá, 180 km de São Francisco do Sul e 192 de Itajaí, os três portos localizados no Estado de Santa Catarina.
O porto de Paranaguá, localizado a 92 km de Curitiba (com acessos pela BR-277), é o principal terminal marítimo exportador de grãos do Brasil. Integrado com as demais modalidades de transporte, constitui um sistema intermodal, corredor de exportação eficiente e competitivo. Além de granéis sólidos, o porto movimenta granéis líquidos inflamáveis e não inflamáveis, carga geral, automóveis e contêineres. O porto de Antonina complementa a infraestrutura de transporte marítimo, movimentando cargas por meio de um moderno sistema de transbordo via barcaças.
Em 2022, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o porto de Paranaguá movimentou 52 milhões de toneladas, um aumento de 22,3% desde 2017.
Com área total de mais de 2,35 milhões de m², o Porto de Paranaguá vem recebendo continuamente investimentos para melhorar seu desempenho e ampliar a capacidade de movimentação de cargas.