Vale do Pinhão
Vale do Pinhão é a denominação dada ao Ecossistema de Inovação de Curitiba. A Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação S/A, apoia o Vale do Pinhão com ações sistemáticas, tornando o ecossistema como parte integrante do plano de cidade. São três pilares principais: Inovação na prefeitura, Internacionalização e Crescimento do ecossistema.
O ecossistema de inovação é composto por atores cujo objetivo é o desenvolvimento de inovação, como por exemplo, universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups, movimentos culturais e criativos e a sociedade. Outras instituições também fomentam o ecossistema: Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR).
Também fazem parte do grupo inicial de estudos do ecossistema a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Positivo (UP) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).