156 Acesso àInformação
VALE DO PINHÃO AGÊNCIA CURITIBA LINKS ÚTEIS CONTATO
EnglishPortugueseSpanish

Conheça Curitiba

A cidade de Curitiba ocupa a primeira colocação no país como a capital mais inteligente do Brasil, isso de acordo com estudo de 2022 elaborado pela Urban Systems com o prêmio Connected Smart Cities. O estudo reforça que a capital paranaense é privilegiada em relação à logística e infraestrutura. 

 
RAIO X

Veja quais foram os 11 eixos temáticos considerados na avaliação do estudo elaborado pela Urban Systems:

• Mobilidade
• Meio Ambiente
• Empreendedorismo
• Educação
• Energia
• Governança
• Urbanismo
• Tecnologia e Inovação
• Saúde
• Segurança
• Economia

Telecomunicações

O Brasil está em 7º lugar no ranking dos países com maior número de telefones fixos e em 6º lugar em número de acessos de banda larga móvel, segundo a ANATEL. Curitiba é a 4ª na lista das capitais brasileiras em número de telefones fixos, com mais de 678 mil linhas fixas instaladas. Já em relação à telefonia móvel, o Paraná ocupa a 5ª posição no ranking nacional, com cerca de 13,6 milhões de aparelhos registrados em 2023. A capital paranaense ocupa a 8ª posição entre as capitais com 3 milhões de celulares.

Energia elétrica

No Paraná, a Copel é a empresa responsável pelo fornecimento de energia para 395 dos 399 os municípios do Estado. Em 2023, o total de consumidores no Paraná chegou a 5 milhões. A categoria residencial representa 82% do total dos consumidores. O setor industrial e o comercial juntos alcançam 10%. Em relação ao consumo de energia elétrica, as indústrias representam 39,2%, seguida pelas residencias, com um consumo de 26,4%, e o comércio com 20,9%.

Curitiba tem cerca de mais de 1,195 milhões de consumidores, sendo que o setor residencial representa aproximadamente 82% das ligações.

Saneamento

O abastecimento de água tratada atende a 100% da população urbana do Paraná, segundo dados de 2022 da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), responsável pelo saneamento básico em quase todo o Estado. Já o sistema de esgotamento sanitário alcançou o índice de 78,9% da população urbana atendida.

Estes indicadores colocam o Paraná como um dos melhores estados do país em cobertura de saneamento básico.
O Paraná conta com 60,6 mil km de rede de distribuição e 3,4 milhões de ligações de água. No serviço de esgoto, são 2,4 milhões de ligações e 41,4 mil km de rede coletora. Dessa forma, atende a 11,4 milhões de pessoas com abastecimento de água e 8,99 milhões com coleta e tratamento de esgoto.

Em Curitiba, o índice da população atendida com água tratada é de 100%, 99,1% com coleta de esgoto e 99,9% com sistema de esgotamento sanitário. A Sanepar atende 1,77 milhão de pessoas em abastecimento de água. No serviço de esgoto, são 1,77 milhão de pessoas atendidas com coleta e tratamento de esgoto.

Transportes

A cidade está a 400 km de São Paulo, a 700 km de Porto Alegre, a 800 km do Rio de Janeiro e a mil km de Belo Horizonte, principais centros consumidores do país.
A malha ferroviária interliga Curitiba com os principais polos regionais do Estado, com os portos de Paranaguá e Antonina e com os estados de São Paulo e Santa Catarina. Possui uma extensão total de 2,4 mil km, distribuídos entre a Rumo Malha Sul e a Ferrovia Paraná Oeste.

A proximidade de portos contribui para tornar Curitiba ainda mais atrativa em relação à sua logística e infraestrutura, pois representa redução de custos para a atividade produtiva, principalmente para as empresas que dependem de transporte marítimo para adquirir insumos ou para distribuir seus produtos.

A capital paranaense está localizada a apenas 100 km de distância dos portos de Paranaguá e Antonina, a 130 km de Itapoá, 180 km de São Francisco do Sul e 192 de Itajaí, os três portos localizados no Estado de Santa Catarina.

O porto de Paranaguá, localizado a 92 km de Curitiba (com acessos pela BR-277), é o principal terminal marítimo exportador de grãos do Brasil. Integrado com as demais modalidades de transporte, constitui um sistema intermodal, corredor de exportação eficiente e competitivo. Além de granéis sólidos, o porto movimenta granéis líquidos inflamáveis e não inflamáveis, carga geral, automóveis e contêineres. O porto de Antonina complementa a infraestrutura de transporte marítimo, movimentando cargas por meio de um moderno sistema de transbordo via barcaças.

Em 2022, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o porto de Paranaguá movimentou 52 milhões de toneladas, um aumento de 22,3% desde 2017.

Com área total de mais de 2,35 milhões de m², o Porto de Paranaguá vem recebendo continuamente investimentos para melhorar seu desempenho e ampliar a capacidade de movimentação de cargas.

Aeroportos

A cidade de Curitiba é atendida por dois aeroportos. O Afonso Pena está localizado em São José dos Pinhais, município vizinho a capital paranaense, a 18 km do Centro de Curitiba. O aeroporto possui um moderno terminal de cargas, abrigando agentes de cargas e despachantes aduaneiros, Receita Federal e fiscalização da Saúde e Agricultura.

De acordo com a Infraero, em 2022 o Afonso Pena atendeu 4,8 milhões de passageiros e movimentou 21 mil toneladas de cargas. Segundo pesquisa divulgada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, é o segundo aeroporto mais bem avaliado do país pelos passageiros.

Localizado a 7 km do Centro da capital, o Aeroporto do Bacacheri é utilizado por pequenas e médias aeronaves. Em 2021, o movimento de aeronaves foi de 31,9 mil pousos e decolagens e mais de 29,5 mil passageiros. O município conta ainda com 13 helipontos.

Rodovias

A cidade é cortada pelas rodovias federais BR-116, que liga Curitiba às regiões Sul e Sudeste do Brasil; BR-376/101, que liga ao litoral sul do país; BR-277, que proporciona acesso à região Oeste do Estado, Paraguai e Argentina, e ao Porto de Paranaguá; BR-476, que liga Curitiba ao interior de Santa Catarina. Esta malha viária é complementada por rodovias estaduais e conta com um sistema viário local que permite a integração com a malha de vias convergentes.

Mobilidade urbana

O sistema de transporte público de Curitiba se consolidou como fator direcionador do desenvolvimento da cidade, induzindo o crescimento em direção às áreas programadas. Curitiba possui um modelo de transporte coletivo internacionalmente referendado e integrado com a Região Metropolitana.

O Sistema Integrado de Transporte Coletivo (RIT) atende 14 cidades e é formado por uma rede composta por terminais de integração, linhas expressas, alimentadores, interbairros, além de ônibus convencionais. A rede de linhas proporcionou mobilidade, de acordo com a Urbs, a cerca de 1,1 milhão de pessoas diariamente em 2022.
Em 2022, Curitiba atingiu uma frota de 1,7 milhão de veículos (66% automóveis e 9% motocicletas). São 96 veículos para cada 100 habitantes. Curitiba conta com uma malha cicloviária de 261,9 km.